domingo, 10 de abril de 2011

Fervedouro no Jalapao

Fervedouro Jalapão

Lago Fervedouro 

Fervedouro do Ceiça

  Explicação do fenômeno:

Os fervedouros do Jalapão

Fenômeno que acontece devido ao fluxo de água dos lençóis freáticos que encontram um caminho até a superfície forçando através da areia e deixam partículas em suspensão. A água fica tão densa (água + areia) que é impossível afundar, algo parecido o que acontece ao nadar no Mar Morto (água + sal).


Leia mais: http://viajandocomeles.com.br/fervedouros-cachoeiras-jalapao-to/#ixzz2iIKquXEt 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike 
Follow us: @viajandocomeles on Twitter | Viajandocomeles on Facebook

Imagem 360 graus: http://www.feres.fot.br/360/fervedouro-do-ceica-1/fervedouro-do-ceica-1.swf


Sites:

Fervedouro no Jalapão

a água tem uma alta densidade pelo fato de estar misturada com areia, estes dois fatores impedem que qualquer corpo afunde na água - sempre é empurrado para a superfície. A soma da densidade da água mais a soma da areia (que é muito pesada, mais de 4 vezes a densidade da agua) fazem com que a densidade do corpo seja muito mais leve e que flutue.

É um paraíso, quem ainda não conhece deve visitar pelo menos uma vez na vida! Estou falando do Jalapão! Lá existe um oásis em meio ao cerrado alto (vegetação fechada) um lugar de brejo e riachos de água límpida e transparente, cercado de bananeiras, chamado Fervedouro.

O Fervedouro nada mais é que um grande poço nascente de um rio subterrâneo. O “olho” d’água que brota das areias claras cria o fenômeno da ressurgência, que faz com que o banhista não afunde, por mais persistente que seja.

Em Mateiros, a maior atração é o Fervedouro: um pequeno poço de onde borbulha, em meio à areia branca, uma água azul e cristalina. O borbulhar é tão intenso que faz com que não se consiga afundar. Através de uma pequena entrada, logo se avista uma "piscina" de água cristalina, com fundo de areia branquíssima, que reflete o verde das bananeiras que circundam o poço d'água.  A pressão, criada por um fenômeno chamado de ressurgência das águas, impede que o corpo afunde. Isso acontece porque sob a piscina há um lençol freático e logo abaixo uma rocha impermeável. Sem encontrar vazão pela rocha, a água nasce e é jorrada com muita pressão, empurrando para cima a areia e o que houver sobre ela.


Lago Fervedouro
FervedouroTrata-se de um grande poço de águas cristalinas, formado por uma nascente subterrânea de onde sai grande quantidade de água misturada com areia. Apesar da profundidade desconhecida, nada afunda no lago, devido a chamada pressão hidrostática - além da forca do fluxo, a água tem uma alta densidade pelo fato de estar misturada com areia, estes dois fatores impedem que qualquer corpo afunde na água - sempre é empurrado para a superfície. A poucos metros a água do fervedouro cai no córrego Carrapato que é afluente do Formiga. O Fervedouro está na posse da Sra. Glória Vieira. Localiza-se na estrada que liga Mateiros a São Felix do Tocantins, no mesmo percurso da cachoeira Formiga, após 45 km a partir de Mateiros chega-se num colchete próximo a sede da fazenda, pega-se a estrada a esquerda, após 50m a esquerda novamente numa estrada arenosa e, após 2km, entra-se a direita parando o automóvel próximo a uma vereda onde acaba a estrada. Percorre-se aproximadamente 300m a pé.
c22

Nenhum comentário:

Postar um comentário